terça-feira, 30 de dezembro de 2008


Robert Smithson, Spiral Jetty, 1970.


A beleza mais nobre não é a que encanta de imediato, que procede por assaltos fogosos e inebriantes (essa facilmente se torna fastidiosa), mas sim a que se insinua lentamente, aquela que transportamos sem o sentirmos e que um dia acontece encontrarmos em sonhos, mas que, depois de durante muito tempo ter ocupado um lugar modesto no nosso coração, acaba por nos possuir inteiramente, por nos encher os olhos de lágrimas, o coração de nostalgia.

Friedrich Nietzsche, Humano, Demasiado Humano.

Poder-se-ia dizer isto mesmo de tantas outras coisas tão importantes… não apenas da beleza, mas de tanto que nos faz Existir, verdadeiramente.

Neste tempo que vivemos, adivinhando um suceder de dias feios paridos dos actos indecorosos de homens ignóbeis, amputados de beleza e de sonhos universais, do grande Sonho Humano, será precisa coragem para saber reconhecer dentro de cada um de nós os Sonhos, os mais belos, para torna-los realidade, pois não creio que estejamos aqui, neste nanosegundo cósmico, para viver num mundo torpe.
Diz-se que o mundo é aquilo que fazemos dele, e eu creio que sim, que o mundo somos nós, aqui e agora, amanhã.
A todos, desejo que encontrem em 2009 O Sonho dentro de vós, e que tenham a força necessária para tornar a Beleza realidade, para tornar o mundo, o peito, o coração, um Lugar cheio de beleza, aquela capaz de contagiar e resistir...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Adoração dos Pastores, Tintoretto, 1581, 542 x 455 cm


Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que fosse recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirinio era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
Subiu também José, da Galileia, da cidade de Nazaré, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogénito; envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Naquela mesma região pernoitavam pastores no campo, que guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. O anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, disse-lhes:
"Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que nasceu hoje, na cidade de David, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal ara o identificardes: Achareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura".
Então, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade".
Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao céu, os pastores disseram uns aos outros:
"Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer".
Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; e vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam.
Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração.
E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.

Lucas 2, 1-20

Feliz natal, com amor, saúde e bons momentos de felicidade.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008



...da irreverência, coragem, amor à vida e amor à arte.

Phillippe Petit
Reportagem CBS - 1974