quarta-feira, 27 de maio de 2009



Farinelli é um filme carregado de emoções que provoca em nós uma certa sensação de estar próximos de algo divino. Tem tanto de doce, trágico, extravagante, como de assustador, e revolve, quase faz saltar o coração do peito.
É também um interessante retrato social de uma época, de um determinado circulo onde a musica e as artes em geral tinham um papel importante e no qual os dias eram vividos num ambiente de excentricidade e de exuberância.
Farinelli, ou Carlo Broschi, foi um dos grandes, senão o maior cantor castrati de que há memória, que viveu na primeira metade do século XVIII, e que conseguia produzir cerca de 250 notas com uma só respiração e sustentar uma nota durante mais de um minuto.



Farinelli tem uma voz de soprano ligeiro, completa, rica, luminosa e bem trabalhada, com uma extensão que abrange desde o Lá debaixo do Dó central a Ré três oitavas acima do Dó médio... Sua entonação era pura, seus vibratos maravilhosos, seu controle sobre sua respiração era extraordinário e sua garganta muito ágil, porque cantou os intervalos mais amplos rapidamente e com a maior facilidade e firmeza. As passagens das obras e todo tipo de melismas não representaram dificuldades para ele. Na invenção das ornamentações livres nos adágios foi muito fértil.
Johann Joachim Quantz
.
.
Um filme a não perder!



Farinelli: Il Castrato (1995).

6 comentários:

clic disse...

Vou investigar... :)

GRAFIS disse...

investiga. vais ver que vale a pena. muito bom :)
ah, e se não conseguires investigar até ao fim, eu já o tenho em DVD... coisas da net.

S-Kelly disse...

Entao e uma cópia desse dvd para a amiguita? :-)

clic disse...

Tu vê bem que quem pediu não fui eu!... :)))

M disse...

Vou ver se arranjo o dvd para o ver :)

GRAFIS disse...

S-Kelly
Já a caminho :)

Clic
Estás a ver?! Há pessoas que não podem ver nada :)

M
Vale a pena. Obrigada pela visita.